quarta-feira, fevereiro 11

EMPREENDEDOR
QUEM É, E O QUE FAZ PARA OBTER SUCESSO?

EMPREENDEDOR é aquele que tem e realiza visões. Para o economista austríaco Joseph Schumpeter “O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa, é o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista”. Para ele o desenvolvimento econômico está associado ao empreendedor, pela sua constante inovação e desenvolvimento de oportunidades de negócio. O empreendedor é aquela pessoa que cria novos produtos, novos processos e novos mercados.
O conceito de empreendedor pode ser aplicado a toda pessoa que desenvolve inovações. Aplica-se também a funcionários de uma organização que introduzem inovações no seu produto/trabalho. Para trabalhadores/empregados o conceito também se aplica. Se um trabalhador não for empreendedor ele poderá não conseguir vender seus serviços. Diversas pesquisas que têm sido realizadas nos últimos anos, definem algumas atitudes ou características que são encontradas nos empreendedores:

1) Assumir riscos – têm coragem para enfrentar desafios e escolhem os melhores cminhos. Não se arriscam inconscientemente, mas assumem riscos reais e calculados.
2) Liderança – delegam responsabilidades e obtém das pessoas o melhor para resolver problemas e concretizar sua visão.
3) Senso de Oportunidade – vêem oportunidade onde todos vêm ameaças. Estão sempre ligados ao que acontece à sua volta e identificam tendências e necessidades, atuais e futuras, da pessoas.
4) Persistência – não se intimidam perante as situações difíceis e têm determinação para remover barreiras.
5) Visão global da organização – não têm somente visão do produto. Vêem a organização como um processo de satisfação das necessidades dos clientes. Conhecem o ramo de atividade, os concorrentes, os clientes e os fornecedores. Mantêm-se atualizados permanentemente.
6) Espírito Inovador – nunca se acomodam. Têm energia e trabalham incansavelmente para atingir os objetivos. São sonhadores e querem fazer bem feito.
7) Iniciativa/motivação – estão sempre motivados e se dedicam ao que estão fazendo.
8) Orientação para resultados/objetivos – são orientados para o futuro, para o longo prazo.
9) Reage bem aos fracassos – utilizam os fracassos para aprender e não se desanimam. Tratam o fracasso como uma oportunidade e reformulam estratégias. Buscam ajuda, pois gostam de aprender.
10) Dinheiro como unidade de medida – utilizam e aceitam o dinheiro como unidade de medida de seu desempenho e sucesso.
Você pode estar pensando: Nunca vou ser empreendedor. Engano. Pesquisas indicam que as características empreendedoras encontradas nas pessoas não são genéticas. E nada indica que uma pessoa que tenha todas essas características obterá sucesso no mundo dos negócios. Portanto, mãos à obra, e vamos todos mudar nossos comportamentos, tronando-nos mais empreendedores.


LUÍSA

As férias de Julho não foram muito boas para Luísa, que passara um longo tempo sem voltar à sua cidade aos finais de semana por conta de sua dedicação quase que exclusiva às idéias de sua empresa. Ao voltar a Ponte Nova teve várias surpresas desagradáveis. Descobriu que sua família já planejava seu casamento e sua lua-de-mel, além de já ter acertado com Drº Luiz, dono de uma clínica odontológica muito respeitada na cidade, onde ela iria trabalhar com um ótimo salário após sua formatura. Luísa fica visivelmente triste e não sabe como sair dessa situação e resolve procurar o professor Pedro novamente para aconselhá-la. Ele sugere a Luísa a começar a pensar em um padrinho para sua empresa. Ocorre o rompimento de seu namoro com Delcídio e, mais a frente, inicia o namoro com seu colaborador Eduardo. Logo ela lembra do Srº André, um empresário muito rico, dono de uma fábrica de biscoitos e com uma excelente e vasta experiência. Depois de várias tentativas, finalmente consegue marcar uma audiência com o empresário para expor suas idéias. Apesar da apreensão, já que tratava-se de um homem rico e ocupado.
Este empresário na expectativa de que ele possa ser o seu padrinho. O empresário se mostra muito satisfeito ao examinar o plano de negócios apresentado e decide aceitar ser padrinho da empresa de Luísa. Ao conhecer o novo namorado de sua irmã, Luísa é aconselhada a procurar o INSOFT e o clube de empreendedores para ajudá-la na abertura do seu empreendimento. Porém, com a formatura se aproximando, Luísa é escolhida para ser oradora da sua turma, o que deixa sua mãe muito feliz. Mas a protagonista da história continua mantendo-se ocupada com os preparativos finais de abertura para sua empresa. Seu namorado Eduardo começa, a partir daí, a ficar desconfiado de Luísa e começa a segue-la pelas ruas de Belo Horizonte.
Dolabella mostra neste trecho da história que, para o sucesso do empreeendedor, além de uma boa idéia e de persistência , é muito importante mirar-se em exemplos bem sucedidos, como verificado no caso de seu novo padrinho: um homem de origem humilde, que iniciou seu império como balconista de mercearia. Além de auxiliá-la com seu exemplo, ainda pode formar uma parceria financeira. Da mesma maneira, ao tomar contato com o clube de empreendedores, Luísa aumenta seu nível de aprofundamento no segmento empresarial.
Quer saber o resto dessa história? Breve aqui próximos capítulos...