quinta-feira, fevereiro 12


RESUMO
.

FLUXO CIRCULAR DA ECONOMIA

QUESTÕES INICIAIS

Em função da escassez, a sociedade organizada tem de dar conta de três questões...

O que produzir...
Ao produzirmos mais de um determinado tipo de bem, produziremos menos de um outro. Se não fosse dessa maneira, não haveria escassez de recursos.

Como produzir...
Ao produzirmos, temos de decidir sobre o uso da tecnologia e sobre o emprego de matérias-primas. Por exemplo, se decidirmos produzir casas, temos de definir se elas serão construídas com uma grande utilização de mão-de-obra e com técnicas artesanais ou se utilizaremos máquinas, equipamentos, técnicas intensivas de mão-de-obra e materiais padronizados.
Quem fica com os bens...

Precisamos desenvolver mecanismos para racionar os bens produzidos e dividi-los na sociedade. A grande questão aqui é analisar quais as forças e os determinantes dessa distribuição, já que esse é o campo da economia positiva. Se essa distribuição será justa ou não, é uma questão sujeita ao crivo da economia
normativa.
FLUXO CIRCULAR
Em linhas gerais, a Economia é constituída de dois setores – famílias e empresas. As famílias – no caso, domicílios – são proprietárias dos recursos produtivos – terra, trabalho, capital e tecnologia –, os quais são alugados ou vendidos às empresas, que os utilizam como insumos em seu processo de produção.
De posse da renda, as famílias adquirem os bens produzidos pelas empresas, as quais – com o dinheiro recebido – pagam pelo uso dos fatores de produção. Logo, esse processo imprime à economia um fluxo circular – Modelo de Fluxo Circular.

CÍRCULOS INTERNO E EXTERNO

Segundo o Modelo de Fluxo Circular, existem dois círculos:

...o círculo interno apresenta a movimentação física dos bens produzidos e dos fatores de produção utilizados.

...o círculo externo apresenta os fluxos monetários, representados por despesas de consumo das famílias, e os pagamentos feitos pelas empresas às famílias proprietárias dos fatores de produção.

Por se tratar de um modelo simplificado – ele deixa de lado o governo, o comércio exterior, a poupança e o investimento –, o Modelo de Fluxo Circular mostra que, desse processo, originam-se dois grandes mercados – o de produção/consumo e o de remuneração dos fatores/renda.